Inicial / Outras Notícias / TSE analisa na próxima terça-feira processos de cassação de Bolsonaro e Mourão
Mourão e Bolsonaro, foto Sérgio Lima, Poder 360

TSE analisa na próxima terça-feira processos de cassação de Bolsonaro e Mourão

Print Friendly, PDF & Email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa na próxima terça-feira (09) o julgamento de duas ações que pedem a cassação do presidente Jair Bolsonaro e também do vice-presidente Hamilton Mourão por irregularidades na campanha eleitoral de 2018. O pedido de análise foi agendado pelo presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com as ações, conhecidas como Ações de Investigação Judicial Eleitoral, hackers teriam atacado um grupo em redes sociais com o objetivo de beneficiar a chapa do atual presidente da República na época.

As ações começaram a ser julgadas no final do ano passado e o relator, ministro Og Fernandes, havia votado pelo arquivamento do processo. Já o ministro Edson Fachin pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar as ações apresentadas. Com a decisão do presidente do TSE, ministro Barroso, a partir da próxima terça-feira os processos começam a ser analisados novamente.

Os processos foram apresentados por outros dois candidatos que concorreram à presidência da República no ano de 2018, Guilherme Boulos e Marina Silva.

Em uma das situações, uma mensagem de um grupo de Facebook direcionado às mulheres, com cerca de 3 milhões de perfis e contrário ao candidato Bolsonaro, teria sido modificado visualmente para apoio ao candidato. Na ação o texto aponta que o atual presidente da República havia publicado em seu perfil oficial no Twitter uma mensagem agradecendo a consideração das mulheres de todo o Brasil e isso seria indício de que o candidato na época sabia das alterações realizadas na página.

Blog Edgar Lisboa