Inicial / Repórter Brasília / Veto à Carne Brasileira
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

Veto à Carne Brasileira

Print Friendly, PDF & Email

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarca para os Estados Unidos no próximo dia 17 de novembro para retomar com o Secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, as tratativas da retirada do veto da carne brasileira. O governo norte-americano decidiu manter o veto à importação de carne bovina brasileira in natura.

Parceria Estratégica

A decisão veio depois de uma inspeção técnica realizada pelo Departamento de Agricultura norte-americano no Brasil. O assunto estava incluso nas negociações de uma parceria estratégica acertada entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Nova Inspeção Sanitária

Segundo o governo brasileiro, a solicitação de uma nova inspeção sanitária pode atrasar as negociações entre os países em cerca de 1 ano. O veto da exportação de carne brasileira para os EUA aconteceu em 2017, depois da Operação Carne Fraca.

Barreira Comercial

Jerônimo Goergen

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), diz que “é óbvio que isso é uma barreira comercial. Até porque a carne Uruguaia entra aqui e a nossa tem o mesmo status sanitário, inclusive das Secretarias Sanitárias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e tem toda a condição técnica de entrar”. O parlamentar acredita que “essa atitude é aquela atitude já com relação à Argentina, eu acho que o Brasil precisa dar uma olhada na reciprocidade americana. É importante essa aproximação? É., mas a reciprocidade não me parece que está acontecendo, o presidente precisa fazer uma reunião sobre a reciprocidade comercial com o Brasil”.

Repercussão Financeira

Goergen acrescenta que o veto “não chega a ter uma repercussão financeira no Brasil, porque nós já não temos essa condição de exportar para lá; agora podia está abrindo outros mercados. Você imagina que com os Estados Unidos isso vai acontecer também e de repente há a negativa, isso é ruim, porque deixa os demais compradores reticentes”, argumenta.

Palestra a Empresários    

O deputado Jerônimo Goergen falou com a coluna, de Miami, nos Estados Unidos. Foi convidado por empresários brasileiros para ministrar uma palestra sobre Liberdade Econômica. “ Vim  falar sobre a liberdade econômica, sobre a nova lei na relação internacional. E também sobre esse novo momento que a gente está construindo com esse tipo de agenda de liberdade econômica”. Importante: “sem custo para o Parlamento”.

Segurança nos Contratos

O parlamentar abordou, principalmente, sobre as mudanças nos negócios, segurança de contratos que o Brasil não tinha; que é o que importa para o empresário transportador e para o investidor”. O congressista disse que foi a primeira vez que foi  falar aqui com comércio digital, mercado digital.”

Sem burocracia

Segundo Jerônimo Goergen, “ na  verdade muitos desses empresários vieram embora quem sabe para cá, com perspectiva de viabilizar os seus negócios sem burocracia. Mas eles estão querendo saber, entender essa mudança desse posicionamento do Estado com relação ao empreendedor, porque isso é interessante, isso viabiliza. Isso que eu achei interessante”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *