Vinhos Brasileiros | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Vinhos Brasileiros

Vinhos Brasileiros

Print Friendly, PDF & Email

A qualidade do vinho brasileiro e o mercado internacional são alguns pontos destacados pelo jornalista Orestes de Andrade Júnior, em editorial, no último boletim do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Transcrevo alguns tópicos para mostrar a importância que os vinhos do Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves, tem no mercado mundial:

Vale dos vinhedos Foto: Gilmar Gomes
Vale dos vinhedos Foto: Gilmar Gomes

Impossível não destacar o grande desempenho dos vinhos brasileiros na degustação de experts reunidos pelo único Master of Wine do América do Sul, Dirceu Vianna Jr. Ao todo, 17 vinhos brasileiros, todos do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, foram comparados a rótulos de 10 tradicionais regiões produtoras do mundo. O resultado é animador: 8 vinhos do Brasil entre os 10 primeiros colocados. Os vinhos brasileiros superaram rótulos famosos do mundo, como Norton Barrel Select Merlot 2004 (Argentina), Gallo Merlot 2006 (Estados Unidos), Reserve de Mouton Cadet St Emillion 2005 (França), Capucho Merlot Ribatejo 2004 (Portugal), Planeta Merlot 2004 (Itália), Montana Merlot Reserva 2005 (Nova Zelândia), Torres Atrium Merlot 2006 (Espanha) e Berri Estates Merlot 2006 (Austrália). Isso na opinião de 40 insuspeitos profissionais, experts em degustação de vinhos – entre eles 15 dos 280 Master Of Wine do mundo – jornalistas, sommeliers, enólogos e importadores. Conforme Vianna, os resultados da pesquisa, em geral, são positivos e animadores para os produtores brasileiros. A degustação revelou uma oportunidade em relação ao mercado externo. “Os vinhos brasileiros podem competir com vinhos estrangeiros em matéria de preço e custo benefício”, avaliou. Então, saúde e boa leitura!

Vinhos brasileiros no exterior

O Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), definiu os oito mercados prioritários para a promoção dos vinhos brasileiros no exterior. Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia serão os países que receberão a maior atenção e investimentos do Wines From Brazil nos próximos dois anos, com vistas às exportações de vinhos e espumantes verde-amarelos. A escolha ocorreu com a participação de 23 das 38 empresas participantes do WFB. A decisão contou com o suporte de um estudo de ranqueamento de mercados, com metodologia específica elaborada pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva (UICC) da Apex-Brasil.